RFID Systems




Sobre a Tecnologia

O que é NFC?

Near Field Communication (Comunicação de Campo Próximo), ou NFC, permite transações simplificadas, troca de dados e conexões sem fio entre dois dispositivos próximos um ao outro, geralmente por não mais do que alguns centímetros. Espera-se que seja um sistema amplamente utilizado para pagamentos por smartphones. Muitos smartphones no mercado atualmente já contém chips NFC embutidos que enviam dados encriptados a uma distância curta para um leitor localizado, por exemplo, próximo a uma caixa registradora de uma loja. Clientes que têm suas informações de cartão de crédito armazenados em seus smartphones com NFC podem pagar as compras ao agitar os smartphones perto do leitor ou tocá-los, ao invés de se preocupar com o cartão de crédito. Co-inventado por NXP e Sony em 2002, a tecnologia NFC está sendo incluída a um número crescente de telefones celulares para possibilitar pagamentos móveis, assim como muitas outras aplicações.

Dispositivos NFC podem ler tags NFC em um museu ou vitrine de loja para obter mais informações ou uma apresentação de áudio ou vídeo. NFC pode compartilhar um contato, uma foto, uma música, um aplicativo, ou um vídeo ou emparelhar dispositivos Bluetooth.

Os padrões NFC clamam por modernizar o processo de descoberta passando endereços de controle de Acesso de Mídia Sem Fio e chaves de criptografia de canal entre rádios através do canal de uma união de campo-próximo, que, quando limitado a 20 cm, permite que usuários reforcem sua própria segurança física usando troca de chave de criptografia. O fórum deliberadamente projetou o padrão NFC para ser compatível com o tag RFID ISO 15693 que opera na banda de 13.56 MHz. Isto também possibilita que dispositivos móveis leiam esse já popular padrão de tag, e sejam compatíveis com os padrões de smartcard e Mifare.

O NFC harmoniza diversas tecnologias e oferece uma gama de benefícios para consumidores e empresas:

Logo Faq