RFID Systems




Indústria: CASE Votorantim Metais

A Votorantim Metais garante produtividade com a segurança dos seus funcionários

Uma das soluções implementadas pela ACURA Global aumenta a segurança dos trabalhadores de uma das maiores empresas mineradoras do mundo.

A Votorantim Metais está entre os dez maiores produtores mundiais de zinco, é o maior produtor de níquel da América Latina e terceiro maior produtor brasileiro de aços longos. No Brasil, são oito unidades industriais e quatro minas próprias localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. No exterior, a Votorantim Metais possui a refinaria de Cajamarquilla e a Companhia Mineradora Milpo, ambas no Peru, e é acionista majoritária da siderúrgica Acerías Paz del Río, na Colômbia. Na unidade de Fortaleza de Minas - MG, onde é produzido 10 mil toneladas de níquel e 120 mil toneladas de ácido sulfúrico por ano, foi adotado um sistema de RFID para proteção dos funcionários dentro das minas.

Sobre a Solução

O Cliente: A Votorantim Metais está entre os dez maiores produtores mundiais de zinco, é o maior produtor de níquel da América Latina e terceiro maior produtor brasileiro de aços longos. No Brasil, são oito unidades industriais e quatro minas próprias localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. No exterior, a Votorantim Metais possui a refinaria de Cajamarquilla e a Companhia Mineradora Milpo, ambas no Peru, e é acionista majoritária da siderúrgica Acerías Paz del Río, na Colômbia. Na unidade de Fortaleza de Minas - MG, onde é produzido 10 mil toneladas de níquel e 120 mil toneladas de ácido sulfúrico por ano, foi adotado um sistema de RFID para proteção dos funcionários dentro das minas.

Desafio Proposto: As escavadeiras não possuem grande visibilidade dos funcionários que estão bem próximos, ocasionando eventuais acidentes e até esmagamento. Este risco aumenta quando eles teem de trafegar em locais pouco iluminado.

Equipamentos: Leitor L-A210 e tags L-T100.

Solução: Utilização de tags Wave L-T100 nos capacetes e leitores Wave L-A210 nas escavadeiras.

Funcionamento: O sistema foi projetado pela ACURA Global e consiste na determinação de uma zona de segurança que estabelece o limite de trânsito seguro dos funcionários, para que não haja acidentes com as máquinas. Para tanto, foram instalados leitores e Tags RFID ativos que quando acionados, bloqueiam o funcionamento das máquinas escavadeiras no momento que um funcionário entrar num raio de 20 metros. Isto foi possível com a instalação de um leitor modelo LA - 201 adaptado para receber duas antenas customizadas pela ACURA Global e também com a criação de um circuito, desenvolvido para acionar a chave geral da máquina quando for efetuada a leitura de um ou mais Tags. Os Tags foram fixados nos capacetes dos funcionários já que este é um item de uso obrigatório dentro das minas.

Diferenciais / Melhorias práticas: Com este sistema automatizado, evitam-se acidentes e prioriza a segurança do funcionário.

Ganhos / Benefícios: Evitam-se as perdas materiais e humanas, aumentando a segurança.

Visão Geral

Votorantim Metais

Logo Votorantim Metais

Problema: O tráfego de escavadeiras trazia grande perigo de acidente, pois devido ao grande porte das escavadeiras, era perigoso andar perto delas.

Solução: Utilização de tags Wave L-T100 nos capacetes e leitores Wave L-A210 nas escavadeiras.

Vantagens: Diminuição do risco de acidentes ou atropelamentos dos funcionários.

Benefícios: Evitam-se as perdas materiais e humanas.

Público Alvo: Logística.



Produtos Ideais para a Solução