RFID Systems




Indústria: CASE Valeo

Valeo garante qualidade de produção e produtividade com solução de RF Tags

Uma das soluções implementadas pela ACURA Global permite a programação automática dos robôs por meio de RF Tags nos suportes e leitores ao longo da linha de produção.

Valeo é um Grupo industrial independente, inteiramente focado na concepção, produção e venda de componentes, sistemas integrados e módulos para a indústria automotiva principalmente para a redução de emissão de CO2. Valeo está entre os primeiros fabricantes de autopeças mundiais. O Grupo possui 110 plantas, 21 Centros de Pesquisa, 40 Centros de desenvolvimento, 10 plataformas de distribuição e emprega 57.300 pessoas em 27 países.

Sobre a Solução

O Cliente: Valeo é um Grupo industrial independente, inteiramente focado na concepção, produção e venda de componentes, sistemas integrados e módulos para a indústria automotiva principalmente para a redução de emissão de CO2. Valeo está entre os primeiros fabricantes de autopeças mundiais. O Grupo possui 110 plantas, 21 Centros de Pesquisa, 40 Centros de desenvolvimento, 10 plataformas de distribuição e emprega 57.300 pessoas em 27 países.

Desafio Proposto: A linha de pintura de lentes de faróis recebe material de duas linhas de injetoras, que podem se alterar ao longo da produção. Para isto cada lente é colocada em um berço que passa em frente do robô e este tem que identificá-lo para executar o correto programa de pintura de acordo com a geometria da peça. O sistema de identificação de berços existente baseado em sensores óticos falhava constantemente, o que acarretava em programação errada do robô que pintava incorretamente a lente do farol.

Equipamentos: Leitor AP-30, Leitor MultiTag, tags WorldTag Q5 30 mm, PLC da Altus, display da Lamix.

Solução: Programação automática dos robôs por meio de Tags RFID nos suportes e leitores ao longo da linha de produção.

Diferenciais / Melhorias práticas: Após análise do sistema existente, resolvemos substituir o sistema existente por um PLC da Altus que lê os tags vindos do AP20 e converte para o código do robô, instruindo-o para executar o programa correto. É mostrada em um display a fila de tags que estão entrando na câmara de pintura.

Ganhos / Benefícios: Reduziram a quantidade de peças rejeitadas.

Visão Geral

Logo Valeo

Problema: Imprecisão no sistema de Pintura de Faróis de policarbonato por meio de Robôs.

Solução: Programação automática dos robôs por meio de Tags RFID nos suportes e leitores ao longo da linha de produção.

Vantagens: Eliminação do descarte de peças por identificação errada.

Benefícios: Solução robusta, ambiente extremamente hostil, compacta e que atende aos requisitos de usabilidade com acuracidade e segurança.

Público Alvo: Indústria.



Produtos Ideais para a Solução