RFID Systems




Logística: CASE Mirvi Estoques

Solução da ACURA Global para Automação das Docas de Expedição

Solução RFID para logística que garante que os pedidos sejam entregues corretamente aos clientes.

A MIRVI BRASIL foi criada em 1.999 para atender ao mercado nacional e sul-americano no fornecimento de tampas plásticas de alta qualidade, principalmente para a indústria alimentícia, implantando no Brasil toda a tecnologia de sua matriz Betapack. A MIRVI BRASIL tem capacidade instalada para produção de 160 milhões de tampas plásticas / mês, atualmente atendendo aos mercados óleo, vinagre e temperos. A MIRVI BRASIL conta com um departamento exclusivo I+D, Inovação e Desenvolvimento, voltado para atender as necessidades de cada cliente. Por estes e outros tantos motivos é que a MIRVI BRASIL é considerada líder no mercado de tampas plásticas para óleo, sendo hoje a maior do ramo na América Latina. Os próximos investimentos serão dedicados aos segmentos água mineral e refrigerante.

Sobre a Solução

Desafio Proposto: Apontamento de produtos era realizado através de etiquetas de códigos de barras, o ERP gerava o endereço destino no armazém e então o operador levava até o endereço destino e armazenava. Esse processo apresentava falhas pois não havia nenhuma checagem se o operador armazenava o produto no endereço correto, por isso tinham entre 10 a 20% de erros no endereçamento de produtos. No momento do faturamento isso representava atrasos e aumento de uso de mão de obra para localizar os produtos endereçados incorretamente.

Equipamentos: Coletor de Dados AT-870 e tags UHF ShortDipole.

Diferenciais / Melhorias Práticas: No momento do apontamento e embalagem do produto cada pallet recebe um tag rfid que é gravado com as informações de lote e sublote do pallet que é enviado ao ERP da TOTVS. O endereçamento no armazenamento passou a ser realizado com o coletor AT780 que assegura a correta manutenção do estoque de pallets. Foi feita a integração com o ERP da TOTVS que compara os endereços utilizados com os que foram indicados para os produtos emitindo um relatório de checagem com possíveis erros a serem corrigidos. No momento da expedição o ERP gera uma lista de tags a serem carregados e envia essa lista para o middleware do nosso Sistema de Automação das Docas de Expedição que controla o portal da doca selecionada para a nota fiscal em expedição.

Ganhos / Benefícios: As falhas de endereçamento de produtos diminuiram para menos de 1%, o nível de confiança no ERP aumentou significativamente e o tempo para organização e expedição de cargas diminuiu de 30 a 40%.

Visão Geral

Logo Mirvi Brasil

Problema: Falhas em endereçamento de produtos e produtividade baixa.

Solução: Utilização de tags RFID para endereçamento possibilitou uma drástica redução das falhas do processo logístico.

Vantagens: Solução RFID de logística que garante rastreabilidade.

Benefícios: As falhas de endereçamento de produtos diminuíram para menos de 1%, o nível de confiança no ERP aumentou significativamente, o tempo para organização e expedição de cargas diminuiu de 30 a 40%.

Público Alvo: Logística.



Produtos Ideais para a Solução