RFID Systems




Logística: CASE Mirvi Docas

Solução da ACURA Global para Automação das Docas de Expedição

Solução RFID para logística que garante que os pedidos sejam entregues corretamente aos clientes.

A MIRVI BRASIL foi criada em 1.999 para atender ao mercado nacional e sul-americano no fornecimento de tampas plásticas de alta qualidade, principalmente para a indústria alimentícia, implantando no Brasil toda a tecnologia de sua matriz Betapack. A MIRVI BRASIL tem capacidade instalada para produção de 160 milhões de tampas plásticas / mês, atualmente atendendo aos mercados óleo, vinagre e temperos. A MIRVI BRASIL conta com um departamento exclusivo I+D, Inovação e Desenvolvimento, voltado para atender as necessidades de cada cliente. Por estes e outros tantos motivos é que a MIRVI BRASIL é considerada líder no mercado de tampas plásticas para óleo, sendo hoje a maior do ramo na América Latina. Os próximos investimentos serão dedicados aos segmentos água mineral e refrigerante.

Sobre a Solução

Desafio Proposto: Na expedição de mercadorias, o ERP da TOTVS gerava um pick list impresso com as quantidades, códigos e endereços para conferência das cargas nos caminhões em cada doca. Com esta lista os operadores das empilhadeiras separavam os pallets e embarcavam nos caminhões nas suas respectivas docas. Com a complexidade dos códigos de produtos, aumento da demanda e semelhança dos pallets, levava à uma crescente taxa de erro na expedição de produtos principalmente na exportação. Embora a taxa ainda fosse menor que 0,5% já configurava um prejuízo considerável pois o custo de troca dos produtos exportados e prazos estritos de entrega eram prejudicados.

Equipamentos: Na solução, foram usados: Leitor M5, Antenas UHF Bi-Estática; Oferecemos a solução com os novos Leitores Mercury6, Antena Mono-Estática Compacta, e tags ShortDipole.

Diferenciais / Melhorias Práticas: Na expedição de produtos, foi feita a integração com o ERP da TOTVS que gera uma lista de separação dos produtos com informações da nota fiscal e a lista de pallets com os códigos dos tags correspondentes, imprimindo para os operadores de empilhadeiras realizarem a separação, e enviando para o middleware onde o encarregado da expedição seleciona a doca correspondente ao embarque. O middleware aciona o leitor da doca selecionada para cada vez que o sensor de ultrassom da doca detecta uma empilhadeira passando e lê o(s) tag(s) que estão passando para carregamento. Se o tag pertence a lista gerada pelo ERP o middleware aciona um sinal verde e um apito de confirmação para que o operador de empilhadeira saiba que o pallet está autorizado e ao mesmo tempo envia para o ERP os dados do pallet para gravar que foi carregado. Se o tag não pertence a lista gerada pelo ERP o middleware aciona um sinal vermelho piscante com sinal de sirene por 30 segundos para que o operador de empilhadeira saiba que o pallet não deve ser carregado e envia os dados do pallet para o ERP registrar o erro de carregamento a ser corrigido. Ao terminar o carregamento é possível conferir a carga na tela do ERP ou tirar um relatório de checagem que indicará os pallets carregados.

Ganhos / Benefícios: As falhas de expedição de produtos diminuiram a níveis não detectáveis, o nível de confiança no ERP aumentou significativamente e o tempo para organização e expedição de cargas diminuiu de 30 a 40%. Esses erros de importação eram os que causavam o maior prejuízo.

Visão Geral

Logo Mirvi Brasil

Problema: Carga e expedição de produtos errados e produtividade baixa.

Solução: Utilização de tags RFID para rastreamento que possibilitou uma drástica redução das falhas do processo logístico.

Vantagens: Solução RFID de logística que garante rastreabilidade.

Benefícios: As falhas de expedição de produtos diminuiram a níveis não detectáveis, o nível de confiança no ERP aumentou significativamente, o tempo para organização e expedição de cargas diminuiu de 30 a 40%.

Público Alvo: Logística.



Produtos Ideais para a Solução